(51) 3211.2317 (51) 99937.7791
Visite nossa loja!


ACUPUNTURA

A palavra "acupuntura" vem do latim - acus significa agulha e punctura significa puncionar.

Conceito Oriental da Acupuntura Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada "Qi"

Acupuntura é parte da Medicina Tradicional Chinesa e consiste estímulo de pontos determinados da superfície da pele dentro de um macro e/ou um micro sistema. O macro sistema consiste em pontos específicos espalhados pelo corpo conforme a circulação de energia e o micro sistema consiste em pontos em uma parte do corpo que influenciam em todo o organismo (ex: orelha).

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, estresse, enxaqueca, depressão, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, obesidade, entre outros.

A Acupuntura, de preferência, deve ser iniciada com o início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos, na fase de mal estar que precede a doença.

Usualmente, a freqüência do tratamento é semanal, porém, em casos agudos, sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.

Geralmente, a alta acontece na ausência dos sintomas que levaram o paciente ao consultório. Em princípio sessões de manutenção não são necessárias, mas o paciente deve retomar o tratamento se notar que os sintomas estão reaparecendo. Neste caso, quando mais cedo, mais rápido o resultado.

 

                                                                         Moxaterapia

Se refere à técnica de aquecimento de pontos utilizada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A Acupuntura tradicional não pode ser separada da Moxa. Não se faz Acupuntura somente com agulha, a Moxa é tão importante e eficaz quanto a agulha.

Sabe-se que o ser humano primitivo buscava conforto junto ao fogo.

Presume-se que encontrava alívio de dores abdominais e musculares pelo aquecimento. De forma intuitiva utilizavam o calor para tratar suas mazelas. Estima-se que tenham utilizados galhos aquecidos para direcionar o calor em regiões específicas.

Portanto estima-se que seja mais antiga que utilização das agulhas ou objetos pontiagudos para pressionar pontos.

No Brasil o uso  da moxa é muito próprio para a região sul pois é onde são mais frequentes as doenças derivadas do frio, mas, pode ser usada em qualquer estação do ano pois geramos frio no organismo tomando líquidos frios como cerveja, água gelada e sorvetes.

A aplicação de moxa é indicada para:

Revigorar o fluxo de Qi (energia) dos canais, assim fortalecer a imunidade.

Dissipar o frio dos canais de energia, quando só bebemos líquidos frios, gera-se frio nos canais de energia.

Resolver a estagnação de sangue, em especial por trauma.

Resolver edema (inchaço); doenças crônicas

Dissipa as toxinas do sangue;

Dores musculares; estresse; ansiedade; depressão; constipação;

Relaxamento físico e mental; insônia; diarreia; dores no joelhos; Asma;

Problemas digestivos; dores nas costas; resfriados; sinusite; problemas menstruais e muitas outras indicações.No atendimento com moxa é utilizado um bastão que tem como principal matéria prima uma erva chamada Artemísia (Artemísia Vulgares).

 

Esta erva produz uma excelente fonte de calor, promovendo o efeito terapêutico. O bastão é aceso e o terapeuta deixa-o  perto da pele do cliente. Esta distância varia muito de acordo com a capacidade de tolerância do cliente.  

 

                                                                  Ventosaterapia

É uma terapia realizada com Ventosas, é um sistema terapêutico aplicado no exterior, que atua no interior do corpo, incentivando o organismo através de sua própria fisiologia, a separar os resíduos sólidos e toxinas presentes no sangue.

No século XVII havia os aplicadores de ventosa nos Hospitais Universitários de Londres. A família Real também tinham seus aplicadores particulares de ventosa.

Até o inicio do século XX, as ventosas eram aplicadas em toda a Europa.

Algumas indicações das Ventosas são:

Aumentar a circulação linfática; desintoxicar o organismo;

Fortalecer o sistema imunológico; reduzir a inflamação do sistema muscular; limpa os glóbulos vermelhos degenerados; melhora a recepção de cálcio no sangue; fortalece os vasos;  ativa a secreção hormonal;

Estimula o funcionamento dos órgãos em geral; elimina a dor; combate a tosse;

Trata intoxicação: substâncias químicas, remédios e gases tóxicos;

Elimina toxinas metabólicas; acalma o nervosismo; tratamento de sequelas de AVE (AVC); infertilidade; alergias; cefaleia; reumatismo;

Contribui para controlar a hipertensão e arteriosclerose e várias outras

Indicações.